Coaching corporativo: uma necessidade de impacto para as PMEs

As pequenas e médias empresas brasileiras, diante da atual conjuntura econômica do país, estão ganhando importância e avançando de forma significativa em mercados antes reservados aos grandes negócios. No entanto, além de menor poder de capital em relação às maiores, elas carecem muitas vezes de visão de longo prazo, planejamento e assertividade, comumente trabalhando na margem da sorte.

Como é praticamente impossível esquivar-se dos desafios futuros, avançar para sobreviver nessa competição acirrada deixou de ser mero detalhe e tornou-se uma questão vital. Mediante esse cenário, investir na melhoria do capital humano é uma ferramenta indispensável para o sucesso. E é aí que muitas empresas – inclusive as pequenas e médias – estão recorrendo a um procedimento que impacta diretamente em seus resultados: o coaching corporativo.

Desconhecido por muitos empresários, o termo coach significa treinador (de time esportivo). Assim como a figura do técnico de futebol – que todos nós conhecemos -, o coach fornece orientações para a equipe, traça objetivos e metas, estratégias e visões de curto, médio e longo prazos, mas não pode entrar em campo. Isso significa que, assim como em um time de futebol, a figura do coach sugere autogestão, trabalho intensivo em grupo, com valorização dos talentos individuais, sem a centralização da figura do “chefe”, mas sim de um “líder”. O coach, em vez de simplesmente delegar ordens, dá as diretrizes para que sua equipe, de forma participativa, persiga os resultados.

As pesquisas de mercado são enfáticas: mais do que crises econômico-financeiras, ações da concorrência e afins, a alta taxa de mortalidade das pequenas e médias empresas – que chega a 80% das empresas com até cinco anos de funcionamento – está diretamente atrelada à má gestãoA dúvida no caminho a seguir é comum aos novos empreendedores. E, quando falamos de “má gestão”, isso não é exatamente sinônimo de incompetência administrativa, mas também de excesso de centralização. E é justamente essa dinâmica que o coach vem desconstruir.

Na maioria dos casos, os donos de pequenos e médios empreendimentos atuam mais na lógica do “vivo para trabalhar” do que “trabalho para viver”, e justificam tal atuação em função da estrutura enxuta e do excesso de processos. No entanto, a empresa ideal é aquela que funciona bem sem o dono. Isso mesmo, sem o dono! Com uma equipe bem treinada, bem coordenada, orientada para a autogestão e com foco em resultados, é perfeitamente possível deixar o treinador no “banco de reservas”, ficando ao seu encargo somente monitorar o time e, eventualmente, convocar um dos membros da equipe para sugerir-lhe aperfeiçoamentos nos processos.

Pense em como adotar uma postura de coaching e no quanto isso pode otimizar os processos do dia a dia da sua empresa, fazendo você e sua equipe ganharem tempo, atenuar processos aparentemente burocráticos e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro. Há várias escolas e cursos voltados ao tema, e você pode aprender mais sobre ele até mesmo pesquisando na internet.

Nas pequenas e médias empresas, não existe aspecto algum que não possa ser melhorado. Reveja os seus e os resultados não demorarão a aparecer!

*Com Informações de Roseli Garcia é diretora de parcerias e operações da Boa Vista Serviços/SCPCno site RevistaPEGN

Coaching para empreendedores

Se você é empreendedor sabe o quanto é difícil sua caminhada. Esta a frente de um novo negócio trás muitas vezes um enorme prazer, mas também grandes desafios. E as vezes uma caminhada solitária, concorda?

Ser empreendedor é matar um leão a cada novo dia, concorda.

coaching para emprendedoresSegundo dados do Sebrae, 8 em cada 10 empresas criadas no Brasil fecha as portas antes de completar 2 anos e apenas 1 consegue chegar aos 10 anos de forma saudável, ou seja, 90% das empresas que estão sendo criadas hoje não mais existirão em 2024. Esse é um número assustador.

Mas o que leva tantas empresas a não conseguir superar os desafios impostos a seus donos?

Existem diversos fatores que poderíamos elencar, mas o principal é a falta de experiência no que tange ao planejamento e principalmente as finanças da empresa.

Outro grande problema é a entropia que cria uma miopia corporativa ao empreendedor, principalmente os que estão sozinhos. Ele não tem com quem discutir e seus pensamentos sobre seu negócios acabam se restringindo a suas próprias ideias. O que no começo pode ser algo bom, com o passar do tempo acaba se tornando um fardo enorme.

Para esses casos pode ser benéfica a presença de uma segunda opinião que lhe ajude a encontrar soluções simples para pequenos e até mesmo grandes questões dentro de seu dia a dia como empreendedor.

Veja abaixo um roteiro simples que elaboramos para você:

Temos as duas principais perguntas em um processo de coaching para empreendedores:

A partir dai surgem outras questões:

Se você respondeu a algumas perguntas de maneira diferente da que gostaria de ter respondido, um coach pode ajudar a fazer as mudanças necessárias.

Saiba mais sobre um Programa de Coaching desenhado exclusivamente para empreendedores clicando aqui

 

Dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso

Novos empreendedores devem avaliar oportunidade de ter o próprio negócio com cuidado. Uma avaliação mais criteriosa evita que o novo negócio acabe fechando por falta de planejamento. Mas a boa noticia é que  taxa de sobrevivência das empresas brasileiras se aproximou das taxas mais recentes calculadas pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicoempreendedor (OCDE) para países como Itália (68%), Espanha (69%), Canadá (75%) e Luxemburgo (76%), ou seja cerca de 7 em cada 10 empresas sobrevivem após 2 anos de sua criação.

O que é ser empreendedor?

De acordo com Joseph A. Schumpeter – ” O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.” Outro conceito, da Amar Bhide/ Harvard Business School define que ” trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando à partir daí um novo negócio.”
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Empreendedorismo digital

Crescimento da Internet

Com o crescimento desenfreado de usuários de internet através de banda larga – que conta inclusive com o apoio do governocrescimento internet no Brasil impressiona federal via Plano Nacional de Banda Larga -, cresce na mesma proporção o mercado da internet (ou internet marketing, em inglês). Segundo pesquisa Ibope Nielsen Online o número de brasileiros com acesso à Internet atingiu recorde de 83,4 milhões no segundo trimestre deste ano. É uma marca impressionante, que supera a população de vários países mundo afora. Segundo o levantamento, das 70,9 milhões de pessoas que têm acesso em casa ou no trabalho, 50,7 milhões foram usuárias ativas em agosto, aumento de 5 por cento sobre o mês anterior e de 13 por cento ante igual período de 2011.

O número de pessoas com acesso em residências apresentou o maior crescimento, de 17 por cento em um ano, para 67,8 milhões de usuários.

A internet já em 2005 foi eleita a melhor invenção dos últimos 25 anos,  além de ser um excelente meio de comunicação a internet tem se tornado uma excelente ferramenta de vendas. Com certeza é a melhor invenção humana desde o computador, devido possibilidade que ela oferece de aprendizado, agilidade na comunicação e acesso a qualquer tipo de informação. Hoje, 7 anos depois com a maturidade deste meio de comunicação que acabou se tornando uma excelente ferramenta também para impulsionar novos negócios.
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A ascensão do microempreendedorismo

microempreendedorQuem não conhece histórias de pessoas que começam a desenvolver atividades extras, seja por simples prazer ou com intuito de ganhar um dinheirinho extra no fim do mês. Muitas histórias de microempreendedorismo de sucesso começam com os famosos “bicos”. Agora se o trabalho vai ser reconhecido e vai acabar virando a principal fonte de renda, depende bastante da pessoa que o desenvolve. No fim das contas muitos acabam largando a atividade principal, o famoso emprego formal, para se dedicar integralmente a essa atividade que começou como apenas um extra.
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Uso de cupons promocionais eletrônicos em lojas virtuais

Resultados de um estudo realizado pela Forrester Research mostrou uma correlação direta entre os cupons online e o aumento nos gastos dos consumidores de lojas virtuais. O trabalho, realizado em setembro de 2011 e intitulado “The Impact of Online Coupons and Promotion Codes”, concluiu que os cupons online e códigos promocionais são uma fonte valorável para levar novos negócios aos vendedores, reforçar a imagem da marca e influenciar positivamente o ciclo de compras. Além disso, descobriram que os cupons de descontoconsumidores que utilizam cupons online não apenas compram em maior volume nas lojas virtuais como também gastam mais em média nos produtos que compram.
Abaixo estão listados alguns resultados baseados nos relatos de 504 usuários de cupons online e cinco profundas entrevistas com executivos de grandes empresas do e-commerce.
Cupons online e códigos promocionais levam a mais negócios: oferecer cupons e ofertas criam novos clientes  para lojas virtuais e elevam o gasto total dos usuários. Usuários ativos de cupons gastam US$ 825 a mais por ano com compras pela internet do que os usuários que não fazem uso (US$1,850 contra US$1,025). Além disso, 74% dos usuários ativos de cupons indicam que são propensos a experimentarem novas marcas quando recebem cupons e códigos promocionais das mesmas contra 54% dos usuários que não o utilizam.
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Como criar ebooks profissionais e ganhar dinheiro com eles?

Discutimos aqui em artigos anteriores sobre infoprodutos  tais como ebooks e como eles podem lhe ajudar a ganhar dinheiro na internet.

ebooksVeja algumas formas de você utilizar info produtos para ganhar dinheiro ou para divulgar um produto ou serviço seu ou de sua empresa.

Como vemos as oportunidades são imensas.

Mas uma grande dúvida de muitos de nossos visitantes é :

Como faço para criar os meus próprios ebooks?
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6 dicas para sua empresa marcar presença no twitter

Não resta mais dúvidas, as redes sociais vieram para ficar. Twitter é uma das mais práticas para empresas.

twitter

Crie uma figura como essa e link ao twitter de sua empresa

Se sua empresa tem um site, crie uma conta gratuitamente no Twitter e começe agora mesmo a criar um legião de seguidores. Quanto mais seguidores, melhor para sua marca.

Veja abaixo seis dicas para sua empresa bombar no twitter

1.Produzir conteúdo relevante
2.Abrir o diálogo: Twitter é uma troca e não uma via de mão única
3.Disseminar conteúdos interessantes de outros usuários (retuitar) para formar comunidades em torno de um tema
4.Estar pronto para receber críticas e tentar corrigir falhas percebidas em comentários negativos
5. Criar um ambiente mais pessoal, onde se percebe que por trás de um perfil corporativo existe uma pessoa real
6. Monitorar menções positivas e negativas, retuites, indicações e listas criadas pelos usuários seguidores

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Fonte: Alice Sosnowski no Diário do Comércio

Como ser um super vendedor?

Tornar-se um super vendedor não é uma tarefa fácil. O mundo das vendas é bastante competitivo e dinâmico e você levará bastante tempo para se destacar e ser um profissional reconhecido no mundo das vendas, mas é uma tarefa possivel.

As técnicas e estratégias utilizadas pelos mais importantes vendedores do mundo das vendas são um segredo guardado a sete chaves. O que  não é nenhum segredo é que se tornar um super vendedor é muito difícil.super vendedor

Se você estiver interessado em ser um super vendedor, há algumas dicas e estratégias que provaram aumentar as vendas e irá ajudá-lo a alcançar seu objetivo de se tornar um super vendedor.

1. Seja consistente

Quando você está trabalhando com seus clientes e também com clientes em potencial  deve ser consistente. Você precisa ser consistente nas palavras, nas ações que você toma, nos descontos que você oferece  e no serviço que presta. Se você for consistente, então você vai começar a construir a lealdade do seu cliente que é tão importante para ser um super vendedor. Sem ser consistente você nunca será capaz de cultivar uma clientela fiel que levará a repetir as vendas e negócios sustentáveis.
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Dicas para vender mais e melhor

Vender é um misto de arte e ciência e praticamente um processo contínuo. Trata-se de um conjunto de atividades que, somente quando bem elaboradas, podem te levar ao sucesso. se você quer fechar bons negócios precisa estar atento a cada detalhe desde o primeiro contato com o cliente.

vendedorPorém a simples ação de vender um produto requer técnicas elaboradas de persuasão. Um bom vendedor precisa entender as necessidades do mercado e se antecipar aos desejos do cliente para fechar negócios de sucesso.

Para ser um verdadeiro vendedor, não esqueça o principal. O principal não é o valor da transação, a gorda comissão ou a cota de vendas cumprida, o principal tem haver com outros valores, tais quais: