consultoria empresarial

Os melhores produtos para o Marketing de rede ou multinivel

Produtos que exijam uma educação do cliente. Um produto que não é imediatamente reconhecido por um consumidor como algo que ele ou ela precisam.

Produtos que são atraentes para um segmento específico da população, ou de interesse particular para um grupo.
Produtos consumíveis. Isto assegura vendas repetidas

Produtos únicos com pouca ou nenhuma competição da massa do varejo

 

A INTERNET E O MLM

 
O site na web pode assumir as características da venda no varejo. Considere a loja de livros online. Você visita o site e compre um livro. O consumidor vai ao comerciante.

Tecnologia de “chamada” permite o comerciante ir ao consumidor. Enquanto surfando na web, você é assolado e bombardeado com anúncios em banners oferecendo produtos e serviços. Em muitos casos isto lembra a venda direta, batendo na sua porta eletrônica.

Uma Lista de E-mail permite ao comerciante informar ao consumidor sobre novos produtos, promoções especiais, etc., tal qual um catálogo. A mensagem de e-mail usualmente o direcionará para um web site repleto de figuras coloridas. Portanto, um pouco diferente.

Um site MLM, vende produtos, mas ele vai além disto. Ele ajuda a identificar pessoas que estejam interessadas em uma oportunidade de trabalho. Ele se torna uma fonte de informações para recrutar e treinar novos Distribuidores, sobre a empresa, seus produtos e seus programas de marketing. É uma maneira mais eficiente de manter o negócio e o material disponível para os distribuidores do que através de publicações fisicamente impressas remetidas aos mesmos. E-mail é a maneira mais econômica e tempestiva para as pessoas se comunicarem dentro de uma organização de marketing.

Mas um site MLM não é auto-suficiente.

MLM é um marketing é um negócio pessoa-a-pessoa. O web site pode suprir de informações, mas o contato pessoal é vital. É exagerando no papel da Internet que muitos empreendimentos MLM podem se tornar incômodos e burlar as regras da Netiquette partindo para spam.

Até este ponto, correspondendo ao que foi publicado na WebHitnews03, nos limitamos a apresentar a conceituação do MLM. Nesta 2ª parte, apresentaremos uma tradução do artigo de Dean Van Druff intitulado What’s Wrong With Multi-Level Marketing? (O Que Está Errado Com O Marketing Multi-Nível?).

O texto de Dean Van Druff se apresenta como um alerta para as pessoas que desejam se aventurar nesta modalidade de marketing e é um libelo contra o MLM, embora possua algo de religioso em seu conteúdo. Todos devem encarar estes comentários como o outro lado da moeda exposto de forma extremamente radical e assim dosar seu entendimento sobre o MLM. Incluímos este artigo para apresentar aos nossos assinantes os argumentos mais contrários possíveis ao Marketing de Rede. Exatamente por isso, gostaríamos de colocar algumas observações importantes.

O artigo apresenta críticas interessantes à estrutura MLM, mas em certas passagens parece adotar uma postura um tanto quanto religiosa, quando envereda por conceituações de materialismo e pecado.

Por acordo, não podemos, na tradução, suprimir qualquer parte do texto. Nestas passagens, evitamos traduzir “sin” como pecado e tentamos utilizar variações do termo imoral. Este pequeno problema não foi suficiente para desistirmos da publicação do artigo. Vale a pena ler e dosarmos nossos entusiasmos no MLM, mas recomendamos a abstração da conceituação religiosa. Pois a despeito de alguns bons argumentos de ordem técnica, a principal motivação do autor para se colocar na oposição violenta ao MLM, parece ser de origem bíblica.

Outra característica do artigo e que deve ser avaliada pelos leitores é sua orientação voltada para os MLMs fora da Internet, em empresas que adotam o MLM como estratégia de Marketing. Assim, muitas das objeções éticas, não todas, mas especialmente aquelas relacionadas com o recrutamento de amigos e familiares não se aplicam, inteiramente, no MLM levado para a Internet. De certa forma, a estratégia MLM se ajusta no modelo de rede da Internet

 Não perca o mesmo post: O Que está Errado com o Marketing Multi-Nível?

Compartilhe

Para Você

Focus Consultoria

Desde 2002 ajudando empresas e empreendedores

Fale Conosco

Focus Consultoria Empresarial© - All Rights Reserved.