Cuidado com malwares que atacam no Twitter

O Symantec Security Response, unidade global da Symantec responsável pela detecção de ameaças online, detectou alguns ataques virtuais relacionados ao site Twitter. As mensagens falsas chegam para o usuário como um convite e trazem códigos maliciosos e um worm do tipo “mass-mailer”.

twitter As mensagens detectadas pela unidade da Symantec parecem ter sido enviadas a partir de uma conta do próprio Twitter. Porém, há uma grande diferença em relação às mensagens legítimas desta rede social já que não traz URL ou endereço da web no corpo da mensagem.

Ao invés disso, o usuário recebe um arquivo anexado que parece ser um .ZIP e que supostamente traz detalhes sobre o convite. Ao ser aberto, o .ZIP instala um worm que coleta as informações de correio eletrônico do computador  e começa a replicar mensagens automaticamente, além de se auto-copiar para drives removíveis como pen drives e discos compartilhados.     

Em maio de 2009, a Symantec observou que os níveis globais de spam aumentaram consideravelmente, passando a representar 90% de todas as mensagens trocadas no mundo via e-mail, cenário que permanece igual se comparado ao mesmo período de 2008. 

Apesar desta ameaça ter registrado pouca atividade até agora, à medida em que o Twitter e outras redes sociais ganham popularidade entre os usuários, a troca de convites e mensagens entre os membros da mesma rede será cada vez maior e os spammers continuarão se aproveitando dessas oportunidades para realizar seus ataques.

Fonte: PC Magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *