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Sou Primeiro lugar no google, e agora?

Por:Marcos Rocha

Parece ser meio incoerente, alguns sites buscam o primeiro lugar do google por meses sem fim, contratam serviços de SEO, criam estratégias de marketing e acabam chegando no melhor lugar do mundo para um site, o primeiro lugar das buscas do google nos termos que são pertinentes ao negócio, mas ai surgem a pergunta: ” E agora?”

Estar no topo do google com certeza vai gerar tráfego qualificado para seu site, mas o que os serviços de posicionamento, SEO etc não te dizem é o que fazer com este tráfego. Trazer visitantes é de certa maneira a parte fácil da Internet, concretizar vendas ai já é outra estória.

Ter um site de sucesso requer uma série de outros detalhes além de simplesmente “trazer” o visitante. Sucesso na nova economia é “reter” a atenção de seu visitante. A facilidade que seu visitante chegou é a mesma que ele usará para sair de seu site se ele em poucos “segundos” não conseguir relacionar seu site aquelas palavrinhas mágicas que ele digitou lá na pesquisa do google, esqueça, ele vai dar um pinote , usar a tecla de voltar do navegador e ir para o próximo resultado que talvez seja mais pertinente. Ou seja de nada adianta trazer o visitante se ele, de cara, não vê relação de seu site com o que ele quer ou procura.

Bem, mas vamos dizer que ele (o visitante) achou que seu site tem tudo a ver com o que ele busca, qual seus próximos passos dentro da estrutura de seu site?

Como está a usabilidade de seu site?

E a facilidade de navegação? os produtos estão dispostos de forma clara ( para o visitante, não para você!!!)?

Seu site oferece formas variadas de pagamento? (Vender na internet sem oferecer a opção de cartão de crédito? É bom rever seus conceitos)

Contatos? É fácil falar com sua empresa

Informações sobre sua empresa? afinal quem é, onde está e desde quando existe?

Os dois últimos tópicos acima dão segurança a seu visitante nem que seja para ele simplesmente se cadastrar em um formulário para receber sua newsletter.

A Internet hoje está cheia de armadilhas no sentido literal da palavra, a cada dia os jornais mostram mais e mais golpes, logo é normal o visitante ficar com um pé atrás com um site que seja pouco conhecido, principalmente se ele está vendendo alguma coisa que será entregue depois do pagamento, por isto seja claro, mantenha canais abertos sempre com o seu visitante, responda o mais breve possível suas dúvidas e questionamentos e até mesmo suas críticas, sim pois com certeza elas surgirão e serão uma ótima oportunidade para você aperfeicoar seu atendimento e conseqüentemente seu faturamento.

Entenda seu site como um canal e não apenas como uma vitrine, de feedback, interaja com seus visitantes e clientes, mas cuidado com extremos.

Outro dia entrei em um site para tentar comprar um determinado produto, assim que entrei uma janela com um som de sirene ficava me chamando para interagir com um operador do sistema de atendimento on-line, me senti em uma sapataria e acabei saindo da loja virtual em menos de 15 segundos.

Analise com olhos críticos seu site e tente ser criterioso quanto a mudanças. Tente estabelecer uma identidade visual permanente. mudanças muito radicais no layout deixam seu visitante confuso e na dúvida sobre se o site foi o mesmo visitando anteriormente.

Crie vinculos com seus visitantes, envie newsletters quando autorizado e tenha paciência, pois na internet como em diversos outros lugares fidelizar o cliente ainda requer tempo e bom atendimento.

Boa sorte com seu site .

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Sobre o autor: Marcos Rocha é Pós Graduado em Administração de empresas, Consultor em Marketing e Estratégia WEB e autor de vários outros artigos sobre marketing e negócios e Sócio da Focus Consultoria.

Você pode divulgar este artigo em sua página ou informativo, desde que mantenha o texto intacto, inclua esta nota sobre o autor com os links ativos , esta sentença e avise-nos quando o artigo for publicado.

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