Propaganda e marketing, despesa ou investimento?

Marcos Rocha*

Propaganda e marketing é um conjunto de estratégias que visa o entendimento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a renda e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo.

Os novos tempos solicitam novas modalidades de propaganda e conseqüentemente de marketing. A Internet é a mais nova aliada das organizações e nela pequenos e grandes podem ter lugar de destaque. Para uma marca se consolidar na mente de seu pretenso público alvo a mesma deve usar de todos os meios politicamente corretos disponíveis e a Internet torna-se uma grande aliada neste ínterim. Algumas vezes o uso incorreto de novas tecnologias atrapalha ao invés de ajudar, no caso da Internet pode se constatar no uso do e-mail não solicitado ou comumente conhecido como SPAM que vem trazendo prejuízo a imagem de organizações que dele se utilizam.

Quanto se fala em gestão do relacionamento isto significa ter capacidade de acompanhar e influenciar o comportamento de clientes, ao longo do tempo. Trata-se de transformar não clientes em clientes, de aumentar a freqüência de compras, de fazer mais clientes serem mais rentáveis por mais tempo.

Tudo começa quando a gente entende que relacionamento é algo que se estabelece entre marcas  e pessoas. Quanto mais o cliente percebe que a empresa sabe reconhecer suas necessidades e entregar produtos e serviços compatíveis com suas características, mais o cliente lembrará de sua marca na hora de escolher um determinado produto ou serviço. Criar um relacionamento duradouro com o seu cliente é fundamental para o sucesso de seu “negócio”. Mimar o cliente, hoje se tornou um diferencial em todos os segmentos.

Quanto mais informações a empresa tem , maior a capacidade de reconhecer e privilegiar os clientes lucrativos. Num mundo marcado pelo excesso de similaridade entre empresas e produtos, a grande vantagem do marketing é a capacidade de ser algo a mais, onde todo resto é igual, de trazer para o consumidor um motivo concreto para escolher sua marca em vez de outra.

Em suma , independentemente do nome que receba, fazer propaganda e marketing é saber que o poder esta na mão do  consumidor  e perceber com muita sensibilidade e criatividade, os desafios impostos pela exigência de mercado.

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Sobre o autor: Marcos Rocha é Pós Graduado em Administração de empresas, Consultor em Marketing e Estratégia  WEB  e autor  de vários outros artigos  sobre marketing e negócios .  Autor do blog Marketing em Odontologia

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