O que são programas de afiliados?

Programas de afiliados nasceram com o advento da internet americana e a primeira empresa “.com” a usá-los foi a amazon.com. No mundo hoje os programas de afiliados respondem por milhões em faturamente para grandes e pequenos sites de e-commerce.

Como  funciona um programa de afiliados?

Em primeiro lugar o site do comerciante (que vende um produto ou serviço) cria um software que vai possibilitar o cadastro de sites parceiros para disponibilizar a venda de seus produtos ou serviços através de links, banners, vitrines nestes sites que são chamados afiliados.

Esse  software captura e contabiliza as visitantes vindos de determinado site (afiliado) e a cada venda efetivamente finalizada é creditada uma comissão pré-determinada ao proprietário do site afiliado. O software será instalado no site do comerciante e computara através de cookies a entrada e finalização das compras de visitantes vindos de determinado site afiliado.

Vantagens de um programa de afiliado para o comerciante:

  • Divulgação de sua marca no mercado aumentado a exposição e consequentemente a confiança de potenciais clientes.
  • Melhor custo/beneficio pois o pagamento será efetuado ao afiliado somente se a compra é finalizada.
  • Ampliação de seu mercado consumidor que será atingido de forma mais ampla pois englobará os visitantes dos afiliados.
  • Os sites afiliados devem ser avaliados pela equipe do site comerciante para estar ligado direta ou indiretamente ao seu público alvo. As indicações podem ser através de banners ou textos dentro do contexto dos artigos do site, o que  vai gerar uma taxa maior de finalização nas compras.

Vantagens Para o site afiliado:

  • Monetização sem investimento financeiro direto: o afiliado não vai precisar investir na compra do produto para revendê-lo, na entrega, na cobrança, ou seja,  ele só ganha se o visitante compra algo no site do comerciante.
  • O afiliado pode trabalhar com diversos parceiros comerciais sem grandes esforços.
  • O site afiliado ganha também fidelidade de seus visitantes se conseguir mostrar( e principalmente vender)  produtos que solucionem problemas de seus visitantes

Como implantar um sistema de afiliados em meu site de E-commerce?

No Brasil até o momento não existe um software pronto que seja de fácil instalação nas lojas virtuais já montadas sem esse sistema. Algumas novas lojas virtuais já possuem em sua configuração programas de afiliados. Caso não seja este o seu caso, você precisará contratar um desenvolvedor experiente na linguagem de programação que sua loja foi criada e desenvolver o sistema desde o inicio.

Quais as etapas para criar um sistema de afiliados em meu site?

  1. Adquirir e Instalar o software de monitoramento na loja virtual.
  2. Definir um sistema claro de pagamentos a seus afiliados que pode ser por depositos na conta corrente do responsável pelo site afiliado quando as comissões atingirem determinado valor, através de troca por produtos do próprio site, etc.
  3. Montar uma área no site com informações completas sobre o sistema de afiliados para esclarecer dúvidas, fazer cadastro no programa, solicitar desconto de comissões, verificar as vendas efetuadas através de relatorios restritos aos afiliados, etc.
  4. Divulgar o programa e criar parcerias com sites que tenham como foco visitantes pertencentes ao mesmo publico alvo do site comerciante.
  5. Criar planos de incentivo para os melhores afiliados, criar anúncios gráficos de qualidade e ajudar novos sites afiliados com dicas de como aumentar os seus rendimentos através de melhor posicionamento de determinados anúncios ou formatos especificos.
  6. Gerenciar o programa e os sites afiliados, monitorando constantemente a performance dos afiliados através dos relatórios. 

Como faço para meu site ou blog participar de um programa de afiliados?

  1. Em primeiro lugar verifique se seu site/blog já tem um número consideravel de paginas vistas por mês. Considere esse número em torno de no mínimo 1000 páginas vistas por mês, veja que este é um número ainda muito baixo e os resultados podem não ser rápidos.
  2. Procure sites com programa de afiliados que se encaixem no perfil de seu público.
  3. Leia as instruções no site que lhe interessou, veja que cada site tem uma proposta diferente, por isso é importante ler com bastante atenção cada proposta antes de se inscrever.
  4. Após aprovado o seu cadastro você deverá receber um e-mail com instruções de como inserir os links com seu código de afiliado em seu site.

Como melhorar a minhas vendas nos programas de afiliados?

Um bom programa de afiliados para seu site será aquele que está vendendo produtos ligados ao que você escreve em seu blog ou site, por isso assegure-se de que o que você está expondo interessa ao seu público alvo. Eis algumas dicas de como melhorar o número de cliques em seus links (anuncios de texto, banners etc) e consequentemente a possibilidade de vendas:

  1. Crie conteúdo antes de tentar vender alguma coisa. Quando seu contéudo oferecer contaúdo com credibilidade ele venderá por si só.
  2. Escreva artigos/posts sobre as vantagens dos produtos, não tentando vendê-los, mas mostrando seus benefícios. Não venda produtos, ofereça soluções a seus visitantes.
  3. Distribua os formatos de maneira a não poluir seu site ou blog, seu visitante entrou no seu site vindo através de um mecanismo de buscas, por exemplo, em busca de informação e não de anúncios. Uma quantidade exagerada de anúncios podem vão  poluir e espantar o visitante.
  4. Use formatos que você consiga linkar dentro do seu texto, com links diretos ao produto do site comerciante, isso aumenta em muito a chance de seu visitante se interessar e comprar aquele produto indicado ems eu texto.
  5. Abra os links em novas janelas (_blank) evitando que seu visitante “fuja” de seu site sem ao menos perceber.

Esperamos que este texto tenha lhe ajudado.

Qual a sua experiência com programas de afiliados? Já participa de algum? Qual o mais rentável para seu site/blog?

Quer aprender mais sobre programas de afiliados? clique aqui.

3 Comments on “O que são programas de afiliados?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *