Livros , conhecimento e a web 2.0

“Até onde a web 2.0 tem o poder de agregar conhecimento e destruir os livros em sua atual concepção?”

 

O conhecimento está cada dia mais democrático e fácil de ser difundido ou propagado. Cursos online já não fazem parte do imaginário e os famosos EAD ( ensino a distância) já são uma realidade. Grandes universidades, antes reticentes, hoje já procuram agregar, mesmo que timidamente, a seu pool de cursos opções online. O MEC já autoriza tais práticas, não há como fugir, é o futuro que está ai batendo a nossa porta.

Hoje já temos grandes obras sendo lançadas simultaneamente online e fisicamente e até as editoras tradionais  já aceitam este mix.

Depois da grande onda dos games online, surgem os livros online. Ainda é incipiente, mas o mercado tem potencial para crescer. Equipamentos para leitura de livros obtidos através de

downloads (pagos ou gratuitos) já estão ficando mais baratos e amigaveis, SONY (fig. 1), já colocaram seus modelos no mercado e a briga está ficando cada dia melhor e em consequencia o preço menor.

PANASONIC, JUFITSU, SANSUNG E AMAZON KINDLE (Fig. 2)

Falando sobre conhecimento online compartilhado podemos citar o caso da WIKIPEDIA (www.wikipedia.org). A maior enciclopedia online criada por usuários da internet de forma colaborativa.  Veja a definição encontrada no site :

O que é Wikipedia?

Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito,

modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[6][7] Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = “rápido”, “veloz”, “célere”).

Ou seja, é uma obra colaborativa que une o conhecimento ou a experiência  de uma multidão de usuários com o intuito de destrinchar determinado assunto, e o melhor de graça.

O conhecimento hoje não está mais contido somente em livros de papel. Novas editoras já se lançam  livros com formato exclusivo para celular. Mas e os livros em seu formato atual tendem a desaparecer? Não iremos mais comprar livros em livrarias como fazemos hoje? Só o tempo dirá, mais ainda falta muito para ao menos essa realidade começar no Brasil, por isso muita calma neste momento.

Livros grátis, e-books,  free, downloads são ainda poucos difundidos e também pouco aproveitados pela grande maioria , mas eles vem ganhando espaço e empresas como as citadas aqui já estão de olho neste mercado. E como tudo na vida funciona pela lei da oferta e da procura a tendência é tendo mais gente  conectada a internet em busca de assuntos diversos, mais editoras e mais livros eletrônicos surgirão difundindo ainda mais o conhecimento. Grátis? talvez uma parte sim, mas não 100%, afinal não existe almoço grátis ou existe????

One Comment on “Livros , conhecimento e a web 2.0”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *