Como Avaliar Negócios de Marketing multinivel ou MML?

Como o Marketing de Rede é uma forma de venda direta, também conhecido como Marketing Multinível ou venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.

A WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado.

A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária não-governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling Association – DSAs). Existem, atualmente, mais de 50 DSAs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos.

A WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais. O Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz: satisfação e proteção aos consumidores proteção aos revendedores diretos promoção de competição justa dentro dos moldes da empresa representação ética das oportunidades de ganho da indústria O código é uma medida que visa a autoregulamentação da indústria de venda direta. Não há leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. Vejamos algumas das orientações básicas a serem consideradas durante a seleção de um negócio MLM:

  1.  O negócio deve oferecer um produto para venda Programas no qual nenhum produto está sendo vendido não podem se sustentar sem a criação de uma down-line porque não existe um volume de vendas para sustentar o negócio e sempre existirá um certo tamanho do negócio que quando atingido nenhum membro novo entra no programa e a “pirâmide” desaba. Um MLM legítimo e corretamente conduzido é um empreendimento legal e reconhecido pelas leis em vários países inclusive no Brasil. Um esquema de pirâmide é ilegal e criminoso na medida em que burla o código civil e o código de defesa do consumidor com eventualmente incursões em delitos previstos no código penal. O indicativo clássico para se reconhecer um esquema de pirâmide é quando existe um custo muito alto para entrar e existe um valor muito baixo ou mesmo nenhum produto ou serviço oferecido em troca deste custo. O foco de uma pirâmide é fazer dinheiro através das taxas de inscrição, em vez de mover produtos e serviços reais, para consumidores reais e por preços reais. 
  2.  O negócio precisa estar focado na venda de um produto e não no recrutamento É muito comum o programa apresentar aparentemente um produto, mas a ênfase ainda está no recrutamento. Sem o recrutamento o produto perde valor. Isto porque para vender mais você tem que buscar novas “pessoas”. Você não pode vender o produto novamente para a mesma pessoa. Sem sustento comercial, o número de participantes disponíveis é finito e, aritmeticamente, participantes recrutados posteriormente possuem menor chance de sucesso do que os promotores do esquema. Conseqüentemente, este esquema tem vida curta, e os que por último ingressarem praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema O negócio precisa estar sempre buscando obter mais adesões de pessoas.
  3. O produto que está sendo oferecido precisa ser legítimo e útil Tente avaliar o produto que o programa oferece. Você compraria o produto se ele estivesse à venda em uma loja real? O produto traz reais benefícios para seus compradores e usuários? O preço do produto está compatível com os custos envolvidos e com as vantagens que ele oferece? Se sua resposta é não para a maioria desta questões então talvez a oportunidade de negócio não seja eficaz.
  4.  O negócio não lhe promete a oportunidade de enriquecimento rápido Qualquer programa que promete lhe fazer rico de uma maneira fácil está mentindo ou não está baseado em bases corretas e sólidas. A verdade é que não existe isto de enriquecimento fácil. É preciso muito trabalho para se ganhar dinheiro legitimamente. Assim também funciona com um MLM que exige trabalho duro, paciência, persistência, comprometimento em tempo e dinheiro, um desejo forte de ser bem sucedido e uma atitude de nunca desistir Vejamos alguns exemplos de MLMs, programas de marketing de rede ou negócios de venda direta legítimos. Você provavelmente já ouviu ou leu sobre muitos deles:
    •  Amway
    • Mary Kay
    • Avon
    •  Herbalife
    • Nature
    • Nature Sunshine
    • Tupperware
    •  Yakult Cosmetics
    • Nu Skin
    • Perfam
    • Tahitian Noni.

 O fundamento do negócio é a venda de seus produtos que usualmente são produtos de qualidade e úteis. Você pode ganhar dinheiro se tornando um distribuidor destes produtos, mas eles não vão lhe prometer fortuna fácil. Cabe aqui uma observação sobre uma das empresas incluída na lista por seu inegável sucesso de vendas, mas que dentre os MLM legítimos carrega uma certa dose de fanatismo, política de auto-consumo e culto à personalidade de seu fundador. Trata-se da Herbalife, fundada pelo precocemente falecido Mark Hughes . Pairam sobre a atuação da Herbalife acusações graves de exploração perpetrada pelos seus líderes em cima da massa de novos distribuidores. A Amway também, apesar de seu início meteórico no Brasil sofreu graves problemas ligados à “priorização dos distribuidores em uma do treinamento em uma rede de auto-consumo sem dar a devida importância à comercialização dos produtos da empresa”, segundo afirma um dos grandes nomes do segmento de venda direta no Brasil, Sérgio Buaiz. Os MLMs mais ilegítimos apresentam os seguintes fatores em comum:

  • Prometem enriquecimento rápido.
  • Exigem recrutamento contínuo como forma de sucesso.
  • O processo de recrutamento se apresenta evasivo. Uma grande quantidade de dinheiro é necessária para se dar partida no programa.
  • Insistência com a idéias de que seu sucesso reside na afiliação imediata e que você não deve deixar para depois.

Nossa avaliação é de que você depois de ler com bastante atenção os artigos desta série de post sobre MML, deve analisar os prós e os contras de entrar em um programa de marketing multi-nivel e tomar a sua própria decisão.

One Comment on “Como Avaliar Negócios de Marketing multinivel ou MML?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *