5 motivos para abrir um négocio próprio

No Brasil temos algumas crenças que para uns podem ser bobas, mas para outros são praticamente um mantra.

Uma crença arraigada na cultura popular é o sonho da casa própria. Todo brasileiro quer ter sua casa própria e algumas vezes acaba metendo os pés pelas mãos com o intuito de conseguir esse objetivo. Acredito que todos realmente merecem ter seucaminhos do empreendedor próprio imóvel, acho que desde que o homem saiu das cavernas, ter seu próprio teto está no subconsciente coletivo, o problema é a falta de planejamento e por vezes o impeto de comprar o imovel sem ter realmente condição para honrar o pagamento do mesmo. O sonho pode se tornar um pesadelo.

Outro desejo, ou sonho de todo brasileiro, diferente de outros povos, é  ter seu próprio negócio, pensando que ter um negócio proprio é a solução para todos os seus problemas.

Começar um negócio próprio e ser um empreendedor é um sonho que também pode se tornar um pesadelo se não for analisado sob um olhar crítico e racional e como  máximo de atenção. Deve ser visto por todos os pontos de vista e principalmente por alguém que não esteja envolvido na “grande idéia”.  Em primeiro lugar  é importante ter conceitos mínimos de administração, conhecer o seu público alvo, o mercado que quer atuar e saber  os riscos  e não só os benefícios ou maravilhas que  o seu futuro negócio vai lhe proporcionar.

Em uma pesquisa com 462 empreendedores a revista Inc  preparou  uma lista com razões para você abrir um negócio próprio,  Confira algumas delas.

1. Você é capaz de controlar o seu próprio destino Possuir um negócio faz com que você não trabalhe para os outros. Você terá a responsabilidade de assumir o controle da empresa e tomar as suas próprias decisões. Isso permite que você construa uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.

2. Você define os seus horários Ter uma empresa própria garante flexibilidade. O dono do negócio tem a possibilidade de determinar o local onde quer montar a unidade, seja em prédios comerciais ou dentro da própria residência. Além disso, determina os horários em que irá trabalhar e quais serão as suas prioridades.

3. Você escolhe os seus funcionários e parceiros Trabalhar em uma empresa não permite que você escolha quem serão os seus colegas de trabalho. Isso se modifica quando se resolve ser empreendedor. Dentre as demais funções, o administrador do negócio deverá fazer a seleção dos profissionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa. É interessante buscar pessoas que tenham os mesmo princípios que você e que tenham afinidade com o setor de atuação do negócio.

4. Você assume os riscos e colhe os frutos Não há dúvida de que abrir o seu próprio negócio é um investimento de risco. Mas, se a empresa estiver bem estruturada e em um mercado promissor, a iniciativa poderá gerar importantes resultados. Caso isso aconteça, você assumirá os lucros advindos de um bom trabalho. Para atingir o sucesso, procure aprender com os erros cometidos, acompanhar o cotidiano do negócio e criar boas estratégias para superar os momentos de dificuldade.

5. Você aprende a todo instante Ser funcionário de uma empresa pode significar, em alguns casos, executar o mesmo trabalho todos os dias. Isso não acontece quando se decide abrir o próprio negocio. A todo instante você aprenderá algo novo, conhecerá o funcionamento de todos os setores da empresa e terá que tomar decisões importantes que podem mudar o futuro do empreendimento.

Com informação do Boletim Papo de Empreendedor

One Comment on “5 motivos para abrir um négocio próprio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *