consultoria empresarial

Beneficios da Internet

 É inútil mandar um rio parar de correr, a melhor coisa a fazer é aprender a nadar a favor da correnteza”
Anônimo

A Internet passou a ser, nos últimos anos, mais que pura diversão ou fonte de informações.

As empresas estão migrando para este novo meio de comunicação e pessoas que antes tinham medo de comprar na Internet, finalmente estão se rendendo à ela.

Tudo que era empolgação já passou e agora que a poeira finalmente baixou estamos na fase de realmente aproveitar os benefícios que este novo meio de comunicação pode trazer para nosso dia-a-dia.
Hoje em dia tudo pode ser encontrado na Internet, desde de grandes magazines que vendem de televisores, ipods, celulares, Iphone, cameras de vídeo e  cds até pequenas livrarias virtuais e editoras que comercializam livros de autores que antes da internet não viam possibilidades de ver seus trabalhos publicados, e agora os publicam da forma tradicional e também de forma eletrônica (e-books) que são na verdade arquivos digitais que trazem todo o tipo de informação e tem o seu custo baixissimo quando comparado a uma publicação tradicional. As pessoas finalmente se rendem e acabam descobrindo inúmeras possibilidades de aprender com a grande rede e até mesmo ter algum lucro com ela, aprende-se de tudo um pouco.

Ter um negócio on-line já não é tão difícil para meros seres humanos como nós que não somos experts em informática. Lojas de e-commerce podem ser montadas com poucos cliques e parcos conhecimentos , coisas do tipo editor de texto como o Word,  o que vem facilitando a entrada de comerciantes tradicionais de diversos ramos (livros, armarinhos, bijuterias, cds, roupas, peixes ornamentais, pets). Hoje com cerca de R$1.000,00 um comerciante pode marcar presença no mundo virtual e já pode começar a vender. (Vide artigo: Como ganhar dinheiro na internet? )

Os buscadores como Google, Altavista, Yahoo etc democratizaram a Internet e com um pequeno investimento em SEO (Search Engine Optimization) e um site bem elaborado,  pequenas fábricas, lojas e outros negócios conseguem ser encontrados no imenso universo que é a WEB. Hoje não é mais necessário se pagar uma fortuna  para colocar banners nos  grandes portais para se destacar na web, com o SEO , um bom programador WEB (leia-se webmaster, webdesigner) consegue destacar um site de forma que ele seja encontrado por quem o realmente está procurando, ou seja, isto gera tráfego qualificado que aumenta em “n” vezes as possibilidades de uma pessoa que encontrou um site nestes buscadores se converta em um cliente da empresa em questão.

O advento do e-mail marketing também coloca os pequenos no páreo. Um site que pretenda ser lembrado deve ter alguma forma de cadastro de seus usuários/visitantes e criar um rotina de envio de boletins, newslettters ou informativos periódicos a eles. Nada adianta trazer o visitante a seu site e não dar um jeito dele retornar mais vezes. A propaganda direcionada a públicos segmentados além de custo baixissimo traz resultados surpreendentes neste novo tipo de comercio.  Só não tente fazer uma boa campanha de divulgação por e-mail com os programas tradicionais, tipo Outlook Express. Sua campanha será prejudicada pelo amadorismos e os resultados podem não aparecer. É preciso entender e aceitar que o retorno de campanhas por e-mail ficam em torno de 0,3% de cliques conte com este retorno e o que vier a mais é lucro. Vamos fazer uma conta rápida: se você tem uma loja de e-commerce e dispara 50 mil malas para seu publico alvo através de e-mails, a quantidade de visitantes advindos deste disparo não deve ultrapassar 150 visitantes e o número de conversões depende de uma outra série de fatores que detalharemos em outra oportunidade. Quanto mais segmentado seu mailing maior será a taxa de conversão.   O mais  importante é ter meios de mensurar o exato retorno de cada campanha, por isto é fundamental implementar e utilizar as ferramentas corretas em campanhas de e-mail marketing, senão seu investimento vai acabar se transformando em uma mera despesa (sem retorno). (vide: E-mail marketing: mocinho ou vilão? e 10 segredos para criar um e-mail marketing)

Aproveitar as facilidades que a internet oferece alinhando ferramentas de marketing para divulgar seu negócio podem trazer beneficios incalculáveis para pequenas e médias empresas, colocando-as em evidência gastando bem menos. (vide: Propaganda e marketing, despesa ou investimento? O que são programas de afiliados?)

Em suma, somos privilegiados por estar vivendo nesta época de mudanças provocadas pelo advento da Internet. Os benefícios são gritantes e até difíceis de serem enumerados, tal a sua grandeza, por isto aproveite o momento e tire o maior proveito que puder da internet.

Leia Também:

Empreendedorismo digital

Dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso

Bufalos geradores de dinheiro – O Clube



Sobre o autor: Marcos Antonio de Souza Rocha é Pós Graduado em Administração de empresas, Consultor  da Focus em Marketing e Estratégia  WEB  e autor de vários outros artigos em diversos periódicos e sites sobre marketing e negócios. Também é autor do Blog Marketing em Odontologia .

Informação legal: É Proibida a reprodução total dos artigos deste blog. A reprodução parcial  é permitida, desde que seja colocado um link direcionando ao endereço do blog, ou seja, você pode usá-lo como fonte, citá-lo mas não copiar o texto integralmente. Por questão de ética link seu texto com o texto original dando o devido crédito ao autor.

Compartilhe

Para Você

Comece Um Negócio do ZERO

Ganhe Dinheiro

Focus Consultoria

Desde 2002 ajudando empresas e empreendedores

Fale Conosco

Focus Consultoria Empresarial© - All Rights Reserved.