Empreendedorismo digital

Crescimento da Internet

Com o crescimento desenfreado de usuários de internet através de banda larga – que conta inclusive com o apoio do governocrescimento internet no Brasil impressiona federal via Plano Nacional de Banda Larga -, cresce na mesma proporção o mercado da internet (ou internet marketing, em inglês). Segundo pesquisa Ibope Nielsen Online o número de brasileiros com acesso à Internet atingiu recorde de 83,4 milhões no segundo trimestre deste ano. É uma marca impressionante, que supera a população de vários países mundo afora. Segundo o levantamento, das 70,9 milhões de pessoas que têm acesso em casa ou no trabalho, 50,7 milhões foram usuárias ativas em agosto, aumento de 5 por cento sobre o mês anterior e de 13 por cento ante igual período de 2011.

O número de pessoas com acesso em residências apresentou o maior crescimento, de 17 por cento em um ano, para 67,8 milhões de usuários.

A internet já em 2005 foi eleita a melhor invenção dos últimos 25 anos,  além de ser um excelente meio de comunicação a internet tem se tornado uma excelente ferramenta de vendas. Com certeza é a melhor invenção humana desde o computador, devido possibilidade que ela oferece de aprendizado, agilidade na comunicação e acesso a qualquer tipo de informação. Hoje, 7 anos depois com a maturidade deste meio de comunicação que acabou se tornando uma excelente ferramenta também para impulsionar novos negócios.

O que tem se tornado uma rotina cada dia mais comun entre brasileiros e antes de comprar qualquer coisa, fazer uma pesquisa na internet e, muitas vezes, acabam comprando esse produto naquele mesmo momento que concluem a pesquisa, ali na lata, sem sair de casa, o que mostra o potencial desse mercado.

Não é a toa que os Livros digitais ganham fôlego para avançar no Brasil segundo reportagem da Revista Exame. E isso só tende a aumentar, considerando que as vendas de tablets cresceram quase 270% no Brasil em um ano, segundo estudo da consultoria GfK. (como o iPad, por exemplo).

Esse cenário cria uma série de oportunidade para se trabalhar e  ganhar dinheiro na internet.

Já existem atualmente muitas pessoas que trabalham em casa e tem um padrão de vida muito legal, segundo mostra o artigo Trabalho Para Realizar em Casa, do site adminstradores. Mas engana-se quem pensa dinheiro esta caindo do ceu para quem se aventura na internet. Como diz o ditado: “Não existe almoço grátis” (Nem na internet).

Existem  duas formas de ganhar dinheiro através da internet:

  1. tendo um produto digital diferenciado ou
  2. sendo um ótimo vendedor.

Tem muita gente que acha que é simples produzir um livro digital e sair vendendo e ganhando rios de dinheiro com 100% de lucro. Quer a Má noticia? Não é.

Não pense que só por que você viu umas dicas em algum site ou comprou um produto digital (com direitos de revenda) que promete ganhos milionários em pouco tempo, o dinheiro vai começar a cair em sua conta corrente.

Diferenciar ou Morrer

O fundamenta nesse novo mercado é ser diferenciado. Como já dizia Jack Trout em seu excelente livro “Diferenciar ou Morrer” é fundamental ser diferenciado em num mercado de iguais.   Ele mostra de forma simples e prática dicas essenciais para a administração mercadológica, principalmente, como sobreviver em uma era de competição mortal, onde a dificuldade em decidir o que comprar dentre as centenas de marcas, embalagens e serviços é o elemento que aponta o sucesso ou fracasso de um negócio. Atualmente existem milhares de e-books, programas de afiliados, clubes de ganhar dinheiro e está cada dia mais dificil separar o joio do trigo.

Produto de Qualidade

E nao esqueça, na atual conjuntura, onde o consumidor tem diversas opções, o produto deve ser confeccionado com o máximo de qualidade, ter um excelente site para divulgação e captação de clientes, possuir ferramenta para venda através de vários meios (cartões de crédito, boleto, pagamento digital), entre outras coisas.

Como a internet se consolidando como um ótimo canal de vendas já vemos empresas físicas (Lojas Americanas, Casas Bahia, Walmart…) migrando também para o mundo digital e criando lojas virtuais, onde é possível comprar sem sair de casa. Alémé claro das lojas exclusivamente virtuais, como o Submarino ou Netshoes, que já nasceram nesse meio e têm obtido relevante sucesso e o último fenômeno e não mais incomum de se ver atualmente, são lojas que nasceram no mundo digital e acabaram por criar lojas físicas.

O que ainda não esta claro para muitas pessoas é que qualquer pessoa pode começar a ganhar dinheiro utilizando a internet como ferramenta. Com dedicação e bastante estudo você pode criar o seu próprio negócio e começar em menos de uma semana a ganahr dinheiro na internet e nesse novo mercado, o ceu é o limite.

Mas afinal o que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

E o empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Empreendedorismo digital é criação de um modelo de negócio que visa oferecer um produto/serviço diferenciado através de um meio digital (internet, CDs, por exemplo) e obter lucro. Existem uma infinidade de formas de fazer isso atualmente, mas neste artigo estamos tratando especificamente sobre a internet

Uma das formas de desenvolver um modelo de negócio na internet é desenvolver um produto próprio, baseado em seu próprio conhecimento , e vendê-lo pela internet. Isso pode ser feito através de um site, blog, email marketing ou através de links patrocinados.

Outra forma é vender produtos que outras pessoas ou empresas produziram. Nesse caso, você se torna revendedor, que na internet é conhecido como parceiro ou afiliado. Nesse segundo modelo o importante é revender algo que você tenha certeza que funcione. Ou seja, algo que  você conhece, confia e acredita que agregará valor para seu público. As formas de fzer essas vendas nao diferem do modelo anterior, ou seja, através do seu site, blog, lista de e-mails, entre outros.

Onde começar?

O primeiro passo é  escolher  um nicho de mercado. Nesta fase é importante ter em mente que você ganha vantagem competitiva se conhecer o mercado no qual esta entrando. Ter conhecimento específico no nicho lhe coloca a frente da concorrência. De nada adianta escolher o nicho “Como importar da china?” so porque viu que esse nicho é quente. Ou “como como perder 20 kgs sem fazer regime?” se você mesmo for uma pessoa obesa. O seu mercado digital, ou nicho que você escolher deve refletir algo que seja a sua realidade e que você conheça profundamente.

Depois de escolhido o nicho de mercado, o próximo passo é descobrir como captar clientes para expor o seu produto. Um site ou blog com conteúdo relacionado é uma ótima solução, mas não pense que será simples e rápido. Criar uma audiência fiel em um blog de nicho é algo que leva algum tempo e vai depender de uma série de fatores e de muito trabalho.

Escolhi um nicho e criei meu blog,  agora é so ganhar dinheiro?

Infelizmente não é bem assim. Como dissemos acima, criar um blog ou site não é dificil. O maior problema é atrair visitantes e ter um tráfico qualificado. Existem muitos mitos e alguns “gurus” da internet que vivem de vender soluções fajutas e enganosas tendem a disseminar o conceito que é fácil criar um site ou blog e ganhar dinheiro na internet de forma rápida e consistente, mas acredite é preciso muita dedicação e tempo para conseguir realmente ter um site de sucesso e conseguir ver algum dinheiro entrar somente por meio de seus visitantes.

“Criar um blog ou site não é dificil, o maior problema é atrair visitantes e ter um tráfico qualificado”

Não faça um site para ganhar dinheiro,  esse é o maior e principal erro de quem quer começar um negócio na internet.  Crie um site ou blog cm o intuito de oferecer conteúdo de qualidade e o sucesso de seu conteúdo trará dinheiro com certeza, mas tenha um pouco de paciencia, o sucesso não acontece da noite para o dia como insistem em propagar (falsamente) certos “gurus” da internet.

“Tenha conteúdo que o resto virá como consequência..”

Como começar meu negócio digital?

Bem existem muitas formas, mas uma das ferramentas que usamos e recomendamos é o Clube Búfalos Geradores de Dinheiro.

O Bufalos é uma ferramenta capaz de maximixar a capacidade de vendas de um produto digital de qualidade. Se o produto não tiver qualidade, você até pode conseguir vendê-lo com algum esforço, mas vai acabar arrumando encrenca com quem comprar. Por isso fuja deste modelo.

Através das ferramentas e dicas encontradas no Clube Búfalos, você vai aprender desde o básico, tudo que é necessário para criar  seus produtos digitais , criar contas para receber pagamentos, se afiliar a diversos programas de vendas e promover seu produto ou produtos de terceiros.

E finalmente lá existem módulos que vão lhe ensinar a potencializar e dinamizar a criação e a venda de produtos digitais.

Desejamos boa sorte e que você prospere e aproveite a onda atual da internet para inicial um negócio digital.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário ou assine nosso Feed por navegador e receba atualizações direto em seu Leitor de RSS ou assine por e-mail.

Comentários

[…] saber administrar. A administração é a base de todo negócio, seja ele novo ou mais antigo. Começar um negócio da forma correta, com certeza vai lhe dar um impluso diferenciado na frente de seus […]

[…] Novos empreendedores devem avaliar oportunidade de ter o próprio negócio com cuidado. Uma avaliação mais criteriosa […]

Leave a comment

(required)

(required)