consultoria empresarial

Como fazer um bom e-mail marketing?

*Marcos Rocha

 

 

    Os beneficios que a internet proporcionaram a sociedade como um todo já estão claros para todos. Vivemos um tempo de intercomunicação global, as distâncias foram encurtadas a um clique e o mundo se tornou uma imensa aldeia. somos privelegiados.E as empresas, como podem aproveitar toda a facilidade da internet para agregar valor a seu négocio?Sites trazem enorme visibilidade a um negócio e hoje diversas empresas tradicionais já migram inclusive para o e-comerce ou comercio virtual. E uma das melhores ferramentas associadas a internet é o e-mail marketing.O correto uso do e-mail marketing pode dar visisbilidade a um empreendimento recém inaugurado, oferecendo a possibilidade de o mesmo já ter clientes em um primeiro momento, coisa que levava mais tempo no mundo analógico. O marketing digital proporciona economia que poderá ser investida em outras áreas como desenvolvimento e tecnologia do site para proporcionar facilidade ao visitante.

    Mas ai vem a pergunta: como fazer um bom e-mail marketing?

    Abaixo algumas regras básicas e nem sempre levadas em consideração na hora da criação e disparo de publicidade por e-mail:

  • Utilize e-mail opt-in: so mande e-mail com autorização do cliente ou envie uma opção que o proprio cliente possa se descadastrar da lista caso não tenha mais interesse de receber seus e-mails. Não compre ou utilize listas de origem duvidosa.
  • Tipo de mensagem: Utilize html para enviar seu email marketing, crie a página com oe-mail e a hospede em um servidor.
  • Anexos: Não envie e-mail com anexos (NUNCA).
  • Assunto: Evite textos muito longos no assunto e palavras  do tipo “o melhor”,  “promoção”, “mais barato”, “compre”, “venda especial”, “oferta”, os mecanismos anti-spam com certeza vão barrar seu e-mail antes mesmo dele chegar a caixa postas de seu cliente.
  • Cuidado no visual: E-mail marketing é uma ferramenta visual e deve ser tratada assim. Evite textos longos e cansativos e evite que sua mensagem tenha como destino certo a lixeira de seu cliente.
  • Facilite para o cliente: O link para o retorno do cliente deve ser direto. Tenha uma “Land Page” (ou página de pouso em uma tradução literal), ou seja, link seu e-mail direto ao que ele esta anunciando, vendendo, expondo, mostrando ou seja lá o que ele queira que seu visitante/cliente veja. Não link na home page e deixe a função de encontrar o produto ou informação que você veiculou a cargo do próprio visitante, com certeza você perderá o visitante em poucos segundos.
  • Cumpra o prometido: Não anuncie o que não pode comprir, seja honesto na criação do e-mail marketing.
  • Defina prazos: Promoção segundo os conceitos de marketing é algo quem tem um período de começo e um tempo para terminar, logo ao criar um email marketing tente especificar a data que a sua promoção por exemplo vai começar e terminar.
  • Não seja inconveniente: Mesmo enviando um e-mail para clientes que lhe autorizaram a fazê-lo, não extrapole. Mande mensagens que sejam relevantes para seu público alvo e mantenha um intervalo entre elas. Não dispare 10 mensagens diferentes no mesmo dia para o mesmo cliente, você corre o risco de ser detectado como spam no próprio servidor ou ser jogado direto na lixeira pelo proprio programa leitor de email.
  • Mantenha o foco: Não tente vender de agua mineral a TV de plasma para o mesmo público, isso não funciona (nem na internet). Conheça seu público alvo e ofereça a ele o que ele quer de forma coerente e responsável.
    • Seguindo as regras básicas acima sua mensagem tem uma grande possibilidade de :
  • Agradar e chegar (realmente) ao seu consumidor;
  • gerar vendas, cadastros ou qualquer tipo de retorno que você desejar;
  • não ir parar na lixeira ou lixo eletronico de alguns leitores de e-mail;
  • não ser considerada spam.
  • Ótimos negócios a todos.

    Conheça  também: Focus Mail

    __________________________________________________________________________________________________________

    *Sobre o autor: Marcos Rocha é Cirurgião dentista, Empresário,  Pós Graduado em Administração de empresas, Consultor  da Focus em Marketing e Estratégia  WEB  e autor  do Blog Marketing em Odontologia e de vários outros artigos  sobre marketing e negócios relacionados a Odontologia e publicados em diversos sites , jorrnais e revistas em todo o Brasil .

    Você pode divulgar este artigo em sua página ou informativo, desde que mantenha o texto intacto, inclua esta nota sobre o autor com os links ativos para este site , esta sentença.

    Compartilhe

    Para Você

    Focus Consultoria

    Desde 2002 ajudando empresas e empreendedores

    Fale Conosco

    Focus Consultoria Empresarial© - All Rights Reserved.