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10 segredos para criar um e-mail marketing em odontologia


Marcos A. S. Rocha*

Bem como temos sido bastante consultados, especialmente por Ministradores de cursos de Odontologia sobre como fazer um e-mail marketing para divulgar seus cursos resolvemos fazer este post explicando, resumidamente, os segredos para a criação de um e-mail marketing. No artigo anterior “Como fazer um bom e-mail marketing? Já tratamos destes tópicos mas agora daremos enfase agora a divulgação de cursos de odontologia.

  1. Seja claro:  o e-mail marketing é uma ferramenta direta e deve ser tratada assim, não enrole muito, seja o mais claro possivel. Você terá cerca de 10  segundos para atrair a atenção de quem está recebendo seu email, por isto clareza é fundamental. Fale do curso em tópicos claros, deixe claro o nome dos professores e a linha seguida pela equipe.
  2. Evite Textos:  Nunca envie e-mail marketing com longos (e cansativos) textos, será o primeiro passo para sua divulgação ir para a lixeira de quem recebeu. Não mande o programa do curso e sim uma sinopse.
  3. Use imagens bem elaboradas: uma imagem vale  mais que mil palavras, já dizia o ditado.
  4. Use html: crie sempre o seu e-mail em html e hospede em um site, só depois envie. Descreveremos o passo a passo em um próximo post.
  5. Cuidado com o assunto: Ele é reponsável por 60% (ou até mais) do sucesso de sua divulgação por e-mail. Não envie e-mails com assuntos do tipo :
    • o maior
    • o melhor
    • compre agora
    • último dia
    • curso
    • grátis
    • interrogação (?)
    • trabalhe em casa
    • somente hoje
    • por R$ xxx
    • ‘você’

    Estes termos além de já estar manjados, não acrescentarem nada ao leitor lhe despertando o interesse  são grandes concorrentes a ser barrados no anti-spam  dos servidores. Ou seja: se não for barrado no anti-spam vai para a lixeira assim que cair na caixa postal de quem recebeu.

  6. Cuidado com o corpo da mensagem (body) e textos Alt (que são aqueles textos que aparecem quando passamos o mouse sobre uma imagem), veja abaixo lista de termos a serem evitados:
    • Todos os direitos reservados
    • Links para arquivos exe,pif,scr e outros
    • Sigilo Absoluto
    • Ganhe dinheiro
    • Estude em casa
    • Para retirar seu e-mail da lista
    • Fala sobre não perder tempo
    • 24 Horas
    • Contém ‘de/para sua empresa’
    • Contém a palavra ‘hospedagem’
    • Contém a palavra ‘hospedagem’ no Subject
    • Subject: xx kg
    • Subject: Vagas Abertas
    • Texto ‘e confira’
    • Agência de Aproximação/Modelos
    • Especialmente para você
    • Fala para não responder o e-mail
    • Fala sobre perder peso
    • Fala sobre perder peso no Subject
    • Saved from URL
    • Pede desculpas pelo incomodo/transtorno
    • Consulte-nos!
    • Detetive ou Espionagem
    • Despachamos para todo o Brasil
    • Contém ponto de exclamação no From
    • Provavelmente e’ sobre venda de listas de e-mails
    • Fala sobre ‘Telemarketing’
    • Fala sobre ‘Trabalhar em Casa’
    • Fala sobre ‘e saiba mais’
    • Fala sobre ‘Imperdível’
    • Fala sobre ‘Aproveite nossa promoção’
    • XXXXX agora/já’
    • Curso on-line’ no subject
    • Curso no subject
    • Curso no corpo da mensagem
    • Inclui ‘Mala Direta’
    • Inclui ‘Mala Direta de e-mail’
    • Inclui a palavra ‘Grátis’
    • Inclui o texto ‘Frete Grátis’
    • Inclui texto para remover email
    • Inclui a frase ‘Tempo Limitado’
    • Contém o texto ‘Clique aqui’
    • Texto sobre ‘Renda Extra’
    • Ganhe Dinheiro no Subject
    • Texto sobre ‘Renda Extra’ no Subject
    • From com a palavras-chave
    • Subject com a palavra ‘Promoção’
    • Link para sites no cjb.net
    • Link para sites no kit.net
    • Chamando url no kit.net (src=)
    • Link para sites de hospedagem grátis
    • Link para sites no HPG
    • Link para produtos no Mercado Livre
    • Texto sobre nao receber mais a mensagem
    • Dizendo que a msg será enviada apenas uma vez
    • Dizendo que a msg não é um spam
    • Texto ‘A partir de $xx.xx’
    • Texto ‘apenas $xx.xx’
    • Texto ‘apenas $xx.xx’ no Subject
  7. Cuidado com as urls quebradas: Ao criar o html com a imagem de seu produto ou curso, você está criando uma página e esta imagem tem um endereço que será enviado no e-mail (veja exemplo: https://www.focusconsultoria.com.br/emailmkt/mtk_funorte.jpg) o problema é que quando vc cria o email marketing e transfere a informação html para ser enviada normalmente esta url vem assim :”http://… /mtk_funorte.jpg” pois o próprio programa que criou a pagina ja reduz a url, pois a imagem está dentro do mesmo diretório que o resto do site. Se vc não toma esta cuidado o que seu e-mail vai mostrar é aquela famosa imagem de um X dentro de um quadrado, que na verdade esta dizendo que aquela imagem está com um link quebrado e não vai mostrar nada para ninguém.
  8. Front Page: O front page é um dos programas que mais foi utilizado para criação de páginas até algum tempo atrás, por isto seus termos de progamação interna das página acabaram sendo muito divulgados e ficaram bastante visados pelos mecanismos ati-spam.
  9. Link seu email a uma página  ou e-mail: propagandas que enviam somente um número de  telefone ou endereços de contato tendem a ter poucos retorno, lembre-s você esta usando uma ferramenta “digital”, não peça contatos “analógicos”, por assim dizer.
  10. Fale a verdade: não preciso tecer comentários sobre isto.

Espero  que estas dicas ajudem você a ter sucesso na divulgação de seus cursos, bo sorte.

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*Sobre o autor: Marcos Rocha é Cirurgião dentista, Empresário,  Pós Graduado em Administração de empresas, Consultor  da Focus em Marketing e Estratégia  WEB  e autor  do Blog Marketing em Odontologia e de vários outros artigos  sobre marketing e negócios relacionados a Odontologia e publicados em diversos sites , jorrnais e revistas em todo o Brasil .

Você pode divulgar este artigo em sua página ou informativo, desde que mantenha o texto intacto, inclua esta nota sobre o autor com os links ativos para este site , esta sentença.

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